Carnaval: Novo denuncia Janja ao TCU por uso de estrutura pública em desfile que homenageia Lula

Na representação, o partido afirma que servidores e o cerimonial da Presidência foram usados para fazer convites personalizados e organizar as fantasias

Por Charles Manga - Jornal Ativa ES

O partido Novo protocolou uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) na qual denuncia o uso da estrutura da Presidência da República na organização e logística do desfile da escola Acadêmicos de Niterói, no Carnaval do Rio. O partido pediu ao TCU a suspensão imediata de qualquer suporte institucional ao carro alegórico, por meio de uma medida cautelar.

O carro alegórico “Amigos do Lula”, que homenageia Lula em pleno ano eleitoral, vai à Marquês de Sapucaí, neste domingo, 15, às 15h. A escola teria recebido pelo menos R$ 1 milhão em recursos públicos da União. No documento ao TCU, parlamentares do Novo afirmam que a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, mobilizou servidores e o cerimonial da Presidência para fazer convites personalizados, organizar as fantasias e coordenar os convidados. Janja vai ser destaque no carro alegórico que homenageia Lula.

Conduta de Janja é vedada, diz Novo ao TCU Para o partido, essa conduta pode configurar violação aos princípios da moralidade e impessoalidade e contrariar a Orientação Normativa AGU 94/2025, que exige interesse público para o apoio estatal ao cônjuge presidencial.  A legenda já tinha acionado o TCU anteriormente para questionar o uso de verbas públicas no desfile e também ingressou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na qual apontava propaganda eleitoral antecipada ligada ao enredo e à exposição do presidente com recursos da União. Os pedidos foram negados.

A representação é assinada pelos deputados Adriana Ventura, Marcel van Hattem, Luiz Lima, Gilson Marques e Ricardo Salles, além do senador Eduardo Girão.


Categoria:

Deixe seu Comentário