Novo idioma e estudo da Bíblia unem educação e missão em projeto infantil bilíngue
Postado 11/02/2026 05H51
Atividades em pequeno grupo ensinam a Bíblia em inglês para crianças (Foto: Matheus Felício)
Pequeno grupo para crianças se reúne uma vez por semana para ensinar conteúdos em inglês a partir do texto bíblico
Ensinar um segundo idioma desde a infância já é um diferencial. Agora, imagine aprender inglês enquanto se descobrem histórias da Bíblia. Em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma iniciativa tem unido educação, fé e missão, alcançando crianças e suas famílias. O projeto nasceu dentro de casa, a partir da experiência pessoal da farmacêutica Mayara Chaves, que sempre nutriu duas grandes paixões: o estudo do inglês e a Palavra de Deus. O desejo de ensinar as filhas a serem bilíngues desde bebês foi o ponto de partida para algo que logo ganhou um propósito maior.
“Eu comecei contando histórias bíblicas em inglês para a minha filha quando ela tinha cerca de um ano. Era tudo muito lúdico, simples, mas percebi que ela começou a responder, a entender… e aquilo me chamou atenção”, conta Mayara.
Mayara se dedica a ensinar com o mesmo amor que ensina suas filhas (Foto: Matheus Felício)
Enquanto acompanhava o desenvolvimento da filha, a farmacêutica também fazia uma oração: que Deus a usasse de alguma forma. A resposta veio no cotidiano, quando surgiu a ideia de abrir as portas da própria casa para outras crianças do condomínio.“Eu pensei: por que não ampliar? Muitas dessas crianças nunca tiveram contato com o inglês. E ensinar a Bíblia nesse idioma era uma forma de unir tudo aquilo que eu amo”, explica.
Enquanto acompanhava o desenvolvimento da filha, a farmacêutica também fazia uma oração: que Deus a usasse de alguma forma. A resposta veio no cotidiano, quando surgiu a ideia de abrir as portas da própria casa para outras crianças do condomínio.
“Eu pensei: por que não ampliar? Muitas dessas crianças nunca tiveram contato com o inglês. E ensinar a Bíblia nesse idioma era uma forma de unir tudo aquilo que eu amo”, explica.
Ministério em crescimento
Estudos na área da educação e do desenvolvimento infantil apontam que a infância é um dos períodos mais importantes para o aprendizado de novos idiomas. Nessa fase, o cérebro está mais receptivo, o que contribui não apenas para a fluência na língua, mas também para o desenvolvimento da memória, da atenção e da formação de valores.


Hoje, crianças como Helena Gonzales e Marina dos Santos, ambas de 7 anos, já conseguem compreender e utilizar palavras e expressões em inglês aprendidas por meio das histórias bíblicas. Para muitas delas, esse é o primeiro e até então único contato com o idioma.
Mas o aprendizado não fica restrito às aulas. As músicas, histórias e perguntas continuam em casa, despertando a curiosidade dos pais e levando a mensagem da Bíblia para além da "sala de aula", alcançando toda a família.
As aulas ocorrem sempre com louvor e acessórios que ajudam as crianças a entenderem.
Categoria:


