Procon Vila Velha dá dicas de segurança para compras na Black Friday
Postado 11/11/2025 06H04
Por Redação Ativa ES
A Black Friday se aproxima e, com ela, as vitrines digitais e físicas começam a exibir ofertas cada vez mais tentadoras. É o momento em que milhões de consumidores buscam descontos em eletrodomésticos, smartphones, roupas, aparelhos digitais e uma infinidade de produtos e serviços. Mas para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, este frenesi de compras é motivo de cautela, pois junto com as “promoções imperdíveis”, também crescem as tentativas de fraude e os golpes na internet.
“A Black Friday é uma boa oportunidade para economizar, mas o período exige atenção redobrada e o consumidor precisa ser racional. Pesquisar, comparar preços e desconfiar de ofertas boas demais é o caminho certo para aproveitar as promoções sem cair em armadilhas. Esta é uma ocasião em que o entusiasmo das promoções não pode substituir a atenção”, salienta Colodetti.
Já o superintendente do Procon Vila Velha, Moisés Penha, alerta que os criminosos estão cada vez mais sofisticados: “Hoje, muitos golpes simulam atendimentos virtuais de grandes lojas ou bancos, por meio de mensagens enganosas e sites falsos com linguagem e aparência idênticas às reais. Por isso, o consumidor deve evitar não apenas clicar em links divulgados nas redes sociais, como também abrir e-mails suspeitos e mensagens de texto”, orienta ele.
De acordo com Moisés, durante o período promocional da Black Friday, cuja data é 28 de novembro, os principais golpes aplicados envolvem sites com páginas clonadas, ofertas com descontos falsos (tipo “metade do dobro”), mudança de preço no carrinho, cobrança de fretes abusivos e uso de mensagens geradas por inteligência artificial, com aparência profissional e falsa legitimidade:
“Daí a importância e a necessidade de agir com prudência e atenção na hora de comprar. Deixamos algumas dicas de segurança para ajudar os consumidores a evitarem os golpes e a fugirem dos problemas”, reforça o superintendente do Procon Vila Velha.
Dicas de compras seguras na Black Friday
• Verifique o endereço do site: ele deve começar com “https” e exibir o cadeado de segurança na barra de navegação.
• Pesquise a reputação da loja em sites como Reclame Aqui e nas redes sociais oficiais.
• Compare preços: use plataformas que mostram o histórico de valores e observe se o desconto é realmente vantajoso.
• Fique atento ao frete e prazo de entrega, que podem esconder custos abusivos.
• Evite redes Wi-Fi públicas e prefira cartões com autenticação de segurança ou carteiras digitais antifraude.
Direitos do consumidor
Segundo o superintendente do Procon Vila Velha, Moisés Penha, informação e prudência são as maiores armas do consumidor: “Planejar, comparar e desconfiar de ofertas irreais são atitudes simples, mas poderosas. Quando o consumidor se informa, ele não cai em golpes e aproveita de verdade os descontos”.
Ele informa, ainda, que denúncias sobre propaganda enganosa, fraudes ou irregularidades em compras podem ser registradas presencialmente no Procon Vila Velha – que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h as 16h, no Subsolo “A” do Boulevard Shopping –, ou por meio dos canais oficiais da prefeitura.
“O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante 30 dias para reclamar de defeitos em bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Além disso, nas compras feitas pela internet ou telefone, vale o direito de arrependimento, que permite ao consumidor desistir da compra em até sete dias após o recebimento do produto, com reembolso total do valor pago”, garante Moisés Penha.
E ele completou: “Se houver indícios de fraude ou descumprimento da oferta, o consumidor deve acionar o fornecedor e se o problema persistir, pode recorrer ao Juizado Especial Cível, que atende causas no valor de até 20 salários mínimos, sem precisar de advogado”.
Fonte: Procon Vila Velha
Categoria:

