Merendeiras escolares da rede municipal são homenageadas no auditório da PMV
Postado 05/11/2025 05H23
Por Charles Manga
A noite desta segunda-feira (03) foi de celebração e reconhecimento no auditório da Prefeitura de Vitória. O município prestou uma homenagem especial às merendeiras escolares da rede municipal de ensino, profissionais que, com dedicação e carinho, contribuem diariamente para a boa alimentação e o bem-estar de milhares de estudantes. A celebração é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), em reconhecimento ao Dia da Merendeira Escolar, comemorado em 30 de outubro.
Aproximadamente 450 merendeiras atuam nas 105 unidades escolares da capital, entre Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Elas são responsáveis pelo preparo e manuseio dos alimentos que garantem a boa nutrição de quase 42 mil crianças e estudantes matriculados na rede municipal.
Todos os dias, são servidas quase 100 mil refeições, entre colação, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar, nos turnos matutino, vespertino, integral e também noturno, voltado à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os cardápios são elaborados por nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Seme), respeitando as necessidades específicas de cada faixa etária. A alimentação ofertada nas escolas supera a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contribuindo para o crescimento saudável e o aprendizado dos estudantes.
Durante o evento, as profissionais foram recebidas com uma homenagem especial: assistiram a um vídeo feito por estudantes da Emef Ceciliano Abel de Almeida, que reconheceram o trabalho fundamental desempenhado pelas servidoras e servidores, receberam um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados e levaram para casa uma foto da equipe de merendeiras de cada uma das 105 unidades escolares.
O prefeito Lorenzo Pazolini destacou a importância do trabalho das merendeiras para o sucesso da educação municipal. "Nossas merendeiras fazem parte da base que sustenta o dia a dia das nossas escolas. Muitas vezes, são elas que identificam um problema e relatam à gestão da unidade ou à alguma autoridade diante do que observam. Isso devido à relação profunda que desenvolvem com as nossas crianças e estudantes. Esse é um trabalho que vai muito além da cozinha, é um gesto diário de cuidado e compromisso com o futuro da nossa cidade", afirmou.
A secretária de Educação, Juliana Rohsner, também reforçou o valor desses profissionais para a rede. "A alimentação escolar é um dos pilares da nossa política educacional. As merendeiras são essenciais nesse processo. São pessoas que fazem a diferença com seu trabalho e garantem que nossas crianças estejam bem alimentadas e prontas para aprender todos os dias. E além disso, o carinho e o afeto que desenvolvem com as nossas crianças é algo que os nossos pequenos levam para toda a vida. Muito obrigado por cuidarem dos 42 mil estudantes da nossa rede com tanto amor", ressaltou.
No Dia das Merendeiras, celebrado em 30 de outubro, a merendeira Marcela Pereira Antônio, que está há dois anos na Emef Tempo Integral Paulo Reglus Neves Freire, em Inhanguetá, falou do orgulho em exercer a profissão. "Servimos uma alimentação completa, com arroz, feijão, carne e salada, que é o essencial do nosso prato do dia a dia. Eles comem com alegria, repetem, porque é uma comida fresca, feita na hora, com dedicação. Eu amo o que faço, amo trabalhar aqui no Paulo Freire. É corrido, mas é um trabalho que a gente faz com o coração e com muita gratidão", destacou.
Com formações periódicas promovidas pela Seme, as merendeiras recebem orientações sobre boas práticas de manipulação de alimentos, segurança do trabalho, vigilância sanitária e também sobre as atribuições do Conselho de Alimentação Escolar, garantindo cada vez mais qualidade e segurança nas refeições servidas nas unidades educacionais da capital.
Texto: José Carlos Schaeffer Fonte: PMV
Categoria:

