Enfermeiros de Cariacica participam de capacitação para inserção de DIU
									 Postado 04/11/2025 06H39
										
										
									
 
                                Por Redação Ativa ES
Com foco na atenção primária e na saúde da mulher, enfermeiros da rede municipal deram início, nesta segunda-feira (3), a uma capacitação para inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino), método contraceptivo reversível e de longa duração. O curso vai até o dia 8 de novembro, durante a campanha “Meu Corpo, Meu Tempo”, quando irão realizar a parte prática da formação na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Retiro Saudoso, atendendo mais de 100 mulheres.
A iniciativa, da Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Conselho Federal e Regional de Enfermagem, tem como objetivo ampliar o acesso ao método contraceptivo e transformar a realidade das mulheres do município.
De acordo com o Secretário de Saúde, Renan Poton, a iniciativa é fundamental. 'A ação é fundamental para ampliar a oferta do DIU como opção contraceptiva segura e eficaz, garantindo o direito reprodutivo das mulheres e a promoção da saúde', disse.
O curso será ministrado pelos profissionais Renné Cosmo, conselheiro federal e coordenador do curso, Dra. Enfa. Maria Luiza, enfermeira obstetra, Dra. Enfa. Dannyelly Costa, presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de Alagoas, Enf. Eduardo Araújo, especialista em inserção de DIU, e Micheline Guimarães, microanalista ginecológica. 'O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) tem trabalhado incansavelmente para ampliar o acesso aos métodos contraceptivos seguros e eficazes. Já capacitamos diversos profissionais em todo o país e estamos orgulhosos de poder contribuir para a melhoria da saúde da mulher no município', disse Renné Cosmo, conselheiro federal.
Além dos profissionais de Cariacica, a capacitação também recebeu profissionais de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Vitória. "Essa capacitação é um marco importante para a nossa gestão e demonstra o nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das mulheres. Estamos orgulhosos de poder oferecer essa opção segura e eficaz para as nossas mulheres e esperamos que isso seja apenas o começo de muitas outras iniciativas que vão mudar a vida da nossa comunidade", falou Rita Cristina, Coordenadora dos Ciclos de Vida.
A ação é voltada para fortalecer o atendimento na atenção básica e garantir maior acesso das mulheres a esse método contraceptivo. O Presidente do Conselho de Enfermagem do Espírito Santo, Wilton José Patrício, destacou a importância do curso para o estado e para a cidade. 'O Conselho Regional tem um papel fundamental na regulamentação e fiscalização da profissão de enfermagem em nosso estado. Acreditamos que a educação continuada é essencial para o desenvolvimento profissional e para garantir a segurança e a qualidade dos cuidados prestados à população', ressaltou."
Fonte: PMC
							              Categoria:
									
									
								
                
 
 