Secretaria de Saúde intensifica testagem rápida para HIV e sífilis
									 Postado 04/11/2025 06H17
										
										
									
 
                                Por Redação Ativa ES
Fonte: PMVV
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha está reforçando as ações de prevenção e diagnóstico precoce de HIV e sífilis por meio do Teste Rápido DUO, que permite a detecção simultânea de anticorpos contra o HIV 1 e 2 e contra o Treponema pallidum (sífilis) com apenas uma amostra de sangue capilar, coletada por punção digital.O exame está disponível nas unidades de saúde do município e é voltado principalmente para gestantes, seus parceiros e pessoas em idade fértil, entre 14 e 60 anos.  A testagem nas gestantes é essencial para evitar a transmissão vertical do HIV e da sífilis congênita, garantindo tratamento imediato e reduzindo perdas no acompanhamento. Pessoas que já tenham sido diagnosticadas e estejam em tratamento para HIV ou sífilis não precisam repetir o teste.
A iniciativa faz parte de uma colaboração entre Brasil e Paraguai voltada para a eliminação, no município, da sífilis congênita e da sífilis adquirida.  A iniciativa busca aprimorar as estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento tanto da sífilis congênita, que é transmitida de mãe para filho durante a gestação, quanto da sífilis adquirida, que ocorre por transmissão sexual.
O exame está disponível nas unidades de saúde do município e é voltado principalmente para gestantes, seus parceiros e pessoas em idade fértil, entre 14 e 60 anos. A testagem nas gestantes é essencial para evitar a transmissão vertical do HIV e da sífilis congênita, garantindo tratamento imediato e reduzindo perdas no acompanhamento. Pessoas que já tenham sido diagnosticadas e estejam em tratamento para HIV ou sífilis não precisam repetir o teste.
A iniciativa faz parte de uma colaboração entre Brasil e Paraguai voltada para a eliminação, no município, da sífilis congênita e da sífilis adquirida. A iniciativa busca aprimorar as estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento tanto da sífilis congênita, que é transmitida de mãe para filho durante a gestação, quanto da sífilis adquirida, que ocorre por transmissão sexual.
O projeto “Colaboração Brasil-Paraguai para o Tratamento da Sífilis Congênita” tem como objetivo fortalecer a parceria entre os dois países e promover o intercâmbio de experiências bem-sucedidas no enfrentamento da doença.
							              Categoria:
									
									
								
                
 
 