Paz em Gaza: veja manifestações de líderes mundiais após resposta do Hamas
Postado 04/10/2025 19H31

Autoridades como Ursula von der Leyen e o primeiro-ministro australiano defenderam a criação de dois Estados
Por Redação Ativa ES
O presidente dos Estados Unidos, Donald trump, pediu que Israel interrompa os bombardeios em Gaza após o Hamas concordar, em partes, com o plano do mandatário americano para encerrar a guerra. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia Através de sua conta no X, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Vonder Leven, caracterizou como "encorajadora" a decisão do Hamas de libertar os reféns e aderir ao plano de Trump: "A prontidão declarada pelo Hamas para libertar reféns e envolver-se com base na recente proposta dos Estados Unidos é encorajadora. Este momento deve ser aproveitado.
Um cessar-fogo imediato em Gaza e a libertação de todos os reféns estão ao nosso alcance. A Europa apoiará todos os esforços que visem pôr fim ao sofrimento dos civis e promover a única solução viável para a paz: a solução dos dois Estados", escreveu. Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália "A Austrália saúda o progresso no plano do presidente Trump de trazer paz a Gaza", escreveu ele também no X.
"Juntamente com nossos parceiros, a Autrália continuará apoiando os esforços para acabar com a guerra e trabalhar em direção a uma solução justa e sustentável de dois Estados." Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia "Aplaudimos a liderança do Presidente Trump enquanto os esforços de paz em Gaza avançam decisivamente. Os indícios da libertação de reféns marcam um avanço significativo. A Índia continuará a apoiar firmemente todos os esforços em direção a uma paz justa e duradoura", publicou no X. Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá.
"O Canadá acolhe com satisfação os compromissos do Hamas de renunciar ao poder e libertar todos os reféns restantes, vivos e mortos. Incentivamos todas as partes a trabalharem imediatamente para transformar esses compromissos em realidade e promover a paz e a segurança na região. Agradecemos ao Presidente Trump por sua liderança essencial.
O Canadá está intensificando sua coordenação com parceiros internacionais para construir uma paz justa e duradoura. Estamos prontos para apoiar a entrega sustentada, desimpedida e em larga escala de ajuda humanitária para Gaza e em toda a região. O Canadá mantém firme seu apoio a um Estado da Palestina soberano, democrático e viável, construindo seu futuro em paz e segurança com o Estado de Israel", disse a autoridade.
Emmanuel Macron, Presidente da França: "A libertação de todos os reféns e um cessar-fogo em Gaza estão ao nosso alcance! O compromisso do Hamas deve ser cumprido sem demora. Temos agora a oportunidade de avançar decisivamente rumo à paz. A França desempenhará plenamente o seu papel, em consonância com os seus esforços nas Nações Unidas, juntamente com os Estados Unidos, os israelitas e os palestinianos, e todos os seus parceiros internacionais. Gostaria de agradecer ao Presidente Donald Trump e sua equipe por seu compromisso com a paz", disse Macron.
Friedrich Merz, chanceler da Alemanha "Os reféns devem ser libertados. O Hamas deve se desarmar. Os combates devem cessar imediatamente. Tudo isso deve acontecer muito rápido. Depois de quase dois anos, esta é a melhor chance de paz. A Alemanha continuará engajada", reforçou a autoridade.
Categoria: