Caminhadas marcam o Setembro Amarelo em Ulisses Guimarães e Paul

Por Charles Manga

As Unidades de Saúde de Paul e de Ulisses Guimarães, em Vila Velha, vão realizar caminhadas alusivas ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. As iniciativas têm como objetivo mobilizar a população sobre a importância da saúde mental e incentivar o cuidado coletivo e individual com a saúde mental.
 
Em Ulisses Guimarães, a Caminhada da Experiência será realizada nesta terça-feira (9), com ponto de encontro às 7h30, no Parque Linear do bairro. A atividade é aberta ao público e contará com a presença da equipe multiprofissional da unidade de saúde.
 
Já em Paul, a caminhada com o tema “Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda!” acontece na sexta-feira (12), com concentração marcada para às 8 horas, ao lado da Igreja Católica Santa Terezinha. Não é necessário fazer inscrição prévia e a organização pede que, se possível, os participantes usem camisa amarela, cor símbolo da campanha.
 
Em Vila Velha, moradores que enfrentam sintomas de depressão ou outros transtornos mentais podem procurar atendimento diretamente na Unidade de Saúde mais próxima. No local, é feito o acolhimento inicial e o agendamento para início do acompanhamento, nos casos leves e moderados.
 
Quando identificado um quadro mais grave ou persistente, o paciente é encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Vila Velha, onde é atendido por uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e auxiliares de enfermagem. Nos casos que exigem internação, a Secretaria de Saúde do município conta com parceria com o Governo do Estado, responsável pela regulação e disponibilização das vagas hospitalares.
 

Redes de apoio

Além dos atendimentos clínicos, algumas unidades de saúde de Vila Velha desenvolvem projetos voltados à criação de redes de apoio e convivência. Entre as ações estão o Grupo de Acolhimento para o público infantojuvenil, na Barra do Jucu; o Grupo de Adolescentes, em Jardim Marilândia; o grupo ComViver, voltado a idosas e mulheres sem rede de apoio, com o objetivo de criar vínculos e reduzir a solidão, na Unidade de Saúde de Dom João Batista; e o projeto FelizIdade, em Divino Espírito Santo, focado na saúde e bem-estar do público idoso.

 Fonte : SECOM PMVV

Categoria:

Deixe seu Comentário