Desfile de 7 de Setembro reúne grande público em Vitória ES
Postado 07/09/2025 17H10

Evento cívico-militar contou com escolas, forças de segurança, aeronaves e carros antigos, em celebração à independência do Brasil
Por Charles Manga
A Avenida Beira-Mar, da capital Vitória, foi palco neste domingo (7) do tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, que celebrou a Semana da Pátria e atraiu milhares de pessoas à capital capixaba. O governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço prestigiaram a solenidade, marcada pela integração entre instituições civis, militares e a população. “Esse é mais um 7 de setembro em que temos muito a comemorar, apesar dos desafios presentes. Sabemos que há muito a ser feito no Brasil e no Espírito Santo, principalmente no que se refere ao fortalecimento das nossas instituições. Um país só avança com instituições fortes e independentes”, destacou Casagrande durante a cerimônia.
O evento começou com a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, seguida pelo acendimento da Pira da Independência, conduzido pelo governador com o Fogo Simbólico da Pátria. O céu da capital foi tomado pela aviação do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER), que apresentou aeronaves como a Harpia 7 e a recém-adquirida Harpia 9, emocionando o público ao sobrevoar a Baía de Vitória.

Na sequência, o desfile terrestre trouxe a participação de 27 escolas da Grande Vitória, totalizando mais de 2.200 estudantes, além de projetos sociais e culturais, como a APAE Vitória, que celebrou 60 anos de atuação, e as bandas do programa Música na Rede. O segmento militar reuniu cerca de 2.100 integrantes da Marinha, Exército, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Científica, Polícia Penal, Iases, Detran|ES e guardas municipais.
Entre os destaques, chamaram atenção o desfile histórico do Corpo de Bombeiros com viaturas antigas, a exibição da CORE da Polícia Civil, além das ações de inclusão da Polícia Científica com o projeto “Identidade Solidária”. O encerramento ficou por conta do Grupamento Motos Harley, com 80 motocicletas, e da passagem de 44 carros antigos, que reforçaram o clima de memória e tradição.
Categoria: