RuralturES 2025 recebeu mais de 27 mil pessoas nos quatro dias de evento

Com receita de R$ 4,5 milhões, o evento foi um sucesso e já tem data para a próxima edição
Por Charles Manga

Durante (14 a 17 de agosto de 2025), Venda Nova do Imigrante recebeu a 5ª edição da RuralturES, a maior feira de turismo rural do Espírito Santo, realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Burea e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES). O evento foi estruturado em uma nova área na Fazenda Pindobas, ocupando cerca de 4 mil metros quadrados em um terreno de 6 hectares, com um espaço 71% maior que o da edição anterior. Novamente a feira acontece dentro da área do Distrito Turístico de Pindobas.

Mais de 27 mil pessoas circularam nos quatro dias de RuralturES e, ao fim do evento, a receita gerada foi de cerca de R$ 4,5 milhões somando a compra de experiências turísticas no local, vendas diretas nos estandes dos empreendimentos e consumo na praça de alimentação. E reserve a data, porque a próxima edição já tem previsão para acontecer de 13 a 16 de agosto de 2026.

De acordo com o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, cada edição tem superado a anterior em relação à qualidade de experiências oferecidas. “A gente tem avançado cada vez mais na qualidade do evento, naquilo que nós projetamos para os negócios ligados ao turismo rural e de experiência. Durante a RuralturES a gente comercializou pacotes de novas trilhas, de novos produtos e vimos que o público está recebendo muito bem a ideia de comprar um pacote para viver uma experiência, seja um passeio ou uma degustação de produtos, como tivemos com vinhos, cafés e cervejas, harmonizados com petiscos”, comemorou.

Rigo comentou ainda sobre a grande participação do público em todos os dias de evento. “A gente nem imaginava que em uma quinta-feira à tarde, sexta-feira durante o dia, a feira fosse movimentar tanta gente. E o Sebrae fez várias caravanas de todos os lugares desse estado, do norte ao sul, para que os empreendedores pudessem expor seu trabalho e ter gente comprando. A missão do Sebrae é justamente levar mais informações para os empreendedores, para que eles possam conhecer novas oportunidades. É disseminar a carteira de investimentos na área do agro, do turismo rural e do turismo de experiência”, concluiu.

Uma das novidades da edição deste ano foi o Seminário Capixaba sobre Uvas de Inverno para a Produção de Vinhos Finos, parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

“O agrônomo Pedro Burnier trouxe a demanda para que o Sebrae pudesse entrar no projeto de vinhos finos. Vamos modelar o negócio com ajuda do Incaper e Senar, desenvolvendo um plano de negócios para o produtor que desejar plantar essa uva, que demanda um cultivo diferente. Nosso objetivo é dar toda a informação para que o empreendedor já saiba qual será o custo e a rentabilidade, antes mesmo de investir no negócio”, explicou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Categoria:

Deixe seu Comentário