Deficientes visuais vivem experiência sensorial em passarinhada na RuralturES
Postado 21/08/2025 14H02

Nessa ação inédita, participantes do Instituto Braille tiveram contato com espécies variadas de pássaros e seus cantos únicos
Por Charles Manga
O RuralturES 2025 reservou espaço em sua programação para uma iniciativa inédita voltada para a inclusão. 15 deficientes visuais do Instituto Braille participaram de uma experiência sensorial durante a Passarinhada Trilha da Mata. É a primeira vez que uma ação como essa acontece na feira, que é realizada no Distrito Turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante.
Os participantes, crianças e adultos, foram guiados por especialistas em aves, que os levaram a locais estratégicos para vivenciar essa experiência sensorial que os permitiu reconhecer diversas espécies de pássaros que habitam a região, por meio de seus cantos únicos. Com um circuito completamente preparado para o público, as placas indicativas com os nomes dos pássaros estavam também em Braille.
“Nunca tinha participado de uma trilha para entrar assim na mata e ouvir os pássaros. Essa trilha pensou no outro, no próximo, na acessibilidade. Nos sentimos em casa, próximos à natureza, foi demais. Então, para os organizadores, eu tiro o chapéu. Continuem assim e obrigado por nos proporcionarem uma manhã tão inesquecível”, revelou o presidente do Instituto Braille, Manoel Peçanha.
Manoel acredita que esse é o início de uma transição em que instituições estão mais preocupadas com a acessibilidade. “Já firmamos compromisso de estar aqui em outras oportunidades para proporcionar a outras pessoas estar assim perto da natureza. Essa trilha é maravilhosa e muitos deficientes visuais não têm essa oportunidade”, salienta.
Aprovada pelos participantes, que ficaram extasiados com a interação com os pássaros – que durante o trajeto se aproximavam e cantavam cada vez mais próximos do grupo -, a trilha inclusiva na mata foi formatada pela analista do Sebrae/ES Fênix Fichter. “A experiência foi pensada com inspiração nas práticas do ESG. Existem algumas trilhas aqui abertas na região de Pindobas, mas essa que escolhemos é a que tem a maior facilidade de acesso. Inicialmente pensamos em colocar o Braille nas placas, e logo surgiu a ideia de trazer um grupo especial para cá”. A analista adianta que em breve o grupo será convidado também para participar de uma experiência na Casa Nostra, que fica dentro do Completo Turístico de Pindobas.
O Distrito Turístico de Pindobas ganha cada vez mais força com a disponibilização de novas atrações para o público. “Já há a experiência da Casa Nostra, os passeios de mula, e agora também passeios no lago e as trilhas. A região de Pindobas oferece um turismo voltado para quem busca tranquilidade e relaxamento em meio aos encantos naturais”, destaca a gerente da regional Serrana do Sebrae/ES, Patrícia Cangussu.
Categoria: