​Projeto Capoeira Cidadã leva cultura para escola de São Conrado

Por Redação Ativa ES

O projeto Capoeira Cidadã vem promovendo, na Umef Governador Christiano Dias Lopes Filho, no bairro São Conrado, em Vila Velha, atividades contínuas de valorização da cultura afro-brasileira e formação cidadã por meio da capoeira. Contemplada pelo Edital 001/2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a iniciativa atua com base na Lei 10.639/03, que estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar.
 
As ações ocorrem semanalmente na unidade escolar, envolvendo cerca de 70 participantes. O projeto alcança jovens de diversos bairros da Região 5, como Barra do Jucu, Ulisses Guimarães, Ilha da Jussara, Normília da Cunha, Terra Vermelha, entre outros.
 
Segundo o idealizador do projeto, instrutor Maré – professor de capoeira, educador social e policial militar atuante em ações de prevenção nas escolas –, a proposta se consolida como uma ferramenta de transformação. “Estamos em um território de alta vulnerabilidade social, com desafios como violência e exclusão, e a capoeira vem se consolidando como espaço de pertencimento, disciplina e consciência crítica”, afirma.
 
Vivência
 
No último dia 18 de junho, foi realizada uma vivência com o tema “Jogos e Brincadeiras”, reunindo estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e participantes da comunidade da capoeira. A atividade foi mediada pela pedagoga Ivanete Aparecida Florindo, que conduziu a programação a partir dos princípios da cultura afro-brasileira, tendo a capoeira como eixo central. O encerramento foi celebrado com uma roda de capoeira, em que os saberes tradicionais foram compartilhados em um ambiente de integração e pertencimento.
 
Para o secretário de Cultura de Vila Velha, Roberto Patrício Junior, “a presença da capoeira nas escolas contribui para o fortalecimento da identidade e o fomento à cultura afro-brasileira no município, criando caminhos de transformação por meio da educação e da cultura”.

Categoria:

Deixe seu Comentário