Investigação afasta 15 Policiais Militares suspeitos de envolvimento com facções criminosas no Espírito Santo
Postado 01/08/2025 07H38

Redação Ativa ES
Uma grande operação de combate ao crime organizado foi realizada em diversos municípios da Grande Vitória, resultando no afastamento de 15 policiais militares do Espírito Santo. A operação, que envolveu o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e a Polícia Militar, tem como objetivo desmantelar um esquema de corrupção, tráfico de drogas e proteção a facções criminosas.
Durante a ação, foram cumpridos 6 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão. Ao todo, 22 pessoas estão sendo investigadas, sendo 15 PMs e sete civis. As investigações apontaram que os policiais militares estavam recebendo propina em troca de proteção a traficantes e favorecimento a facções criminosas violentas. Além disso, eles eram responsáveis por desviar drogas apreendidas em operações policiais e esconder recursos ilícitos por meio de interpostas pessoas.
Os nomes dos policiais envolvidos não foram divulgados, pois o processo está em segredo de justiça. Contudo, algumas medidas cautelares foram aplicadas, como a proibição de oito investigados frequentarem locais como presídios e quartéis militares. A investigação, que teve início neste ano, revelou indícios de crimes como corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, agiotagem e associação para o tráfico.
A operação, que contou com a colaboração de aproximadamente 120 policiais militares e 10 promotores de Justiça, teve o apoio de diversos órgãos, incluindo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPES), a Corregedoria da Polícia Militar e o Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES.
De acordo com o MPES, as medidas adotadas visam interromper as atividades criminosas, preservar as provas e garantir que os envolvidos sejam responsabilizados tanto penal quanto patrimonialmente. A investigação continua em andamento para identificar e desmantelar completamente o esquema de corrupção dentro da corporação.
Categoria: