Semana da Agricultura Familiar é encerrada com entrega histórica do Selo Arte para venda de produtos além do ES
Postado 01/08/2025 07H06

Redação Ativa ES
A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu a primeira edição da Semana da Agricultura Familiar, instituída por lei municipal, com uma programação especial voltada à valorização do setor. O encerramento aconteceu no sábado, com ações históricas: a entrega dos primeiros Selos Arte a produtores locais e a assinatura de um convênio para pesquisa e inovação tecnológica no campo.
O grande destaque da semana foi a entrega inédita dos seis primeiros Selos Arte ao Laticínio Marques, um empreendimento familiar que há seis anos atua formalmente na produção de queijos especiais em Guarapari, mas cuja tradição remonta há mais de 80 anos, iniciada pelos avós da família. Foram certificados seis tipos de queijos: o montanhês, o parmesão, o asiago, o caccioata, o curado e o colonial — todos elaborados com técnicas artesanais e produção familiar, respeitando os critérios exigidos pelo serviço de inspeção municipal. A engenheira de alimentos e sócia do laticínio, Luiza Marques, destacou o impacto da certificação.
“É um reconhecimento que valoriza não apenas o nosso trabalho, mas a história de gerações da nossa família dedicadas à produção de queijos artesanais de qualidade”, ressalta a engenheira.
O Selo Arte é uma certificação concedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) que atesta a identidade e qualidade de produtos de origem animal produzidos de forma artesanal. Ele permite que esses produtos sejam comercializados em todo o território nacional, respeitando as boas práticas de fabricação e a segurança alimentar.
Durante a cerimônia, participaram da entrega os integrantes da família fundadora do laticínio: Dioni, Priscila, Tarcísio, e as novas gerações representadas por Nicolas, Gael e Murilo. Também foi feito um reconhecimento aos patriarcas da tradição queijeira, Amadeu Giovani Arcobeli Cola e Luiza Cola.
A vereadora Sabrina Astori, autora da lei que criou a Semana da Agricultura Familiar, celebrou a concretização do projeto. “Agradecemos à atual gestão por tirar esse evento do papel, porque essa cultura é muito importante para nossa vida. Guarapari tem 70% de sua extensão territorial na zona rural, e eventos como esse fortalecem nossos produtores", enfatiza a vereadora e presidente da Câmara.
O secretário de Agricultura, Gabriel Mattar, destacou a importância da realização. “É uma lei instituída no nosso município, a Semana da Agricultura Familiar, e é a primeira vez que é cumprida. Hoje temos uma entrega muito importante: o Selo Arte. Esse selo representa liberdade para o pequeno produtor, que agora pode levar seu produto além das fronteiras do Espírito Santo”, completa Mattar.
O prefeito Rodrigo Lemos Borges reafirmou o compromisso com o desenvolvimento rural. “A agricultura de Guarapari é feita, em sua grande maioria, por agricultores familiares. Precisamos chegar no homem e na mulher do campo com políticas públicas reais. Temos levado tratores e maquinários, e vamos continuar com programas que valorizem o produtor rural”, pontua o prefeito.
Tecnologia no campo: convênio com o IFES
A semana também foi marcada pela assinatura de um convênio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) entre a Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria de Agricultura, o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Guarapari, e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FACTO). A Associação da Agricultura Familiar de Guarapari (AAFAG) será a entidade beneficiária.
O objetivo do convênio é o desenvolvimento da Plataforma Digital para Feira Agrícola, que vai modernizar o comércio dos produtos da agricultura familiar, promovendo acesso digital, visibilidade e inovação aos produtores
Categoria: