Câmara Municipal de Vila velha, recebe iluminação azul, no Incentivo "GO BLUE" Dia Mundial da Prevenção do Afogamento

Iluminação de monumentos públicos e ações de engajamento estão entre as atividades planejadas para marcar a data

Por Charles Manga

O afogamento mata pelo menos 15 pessoas por dia no Brasil, sendo que três delas são crianças. Para chamar a atenção dos turistas que se divertem nos mares, rios e piscinas espalhados pelo país, o Ministério do Turismo, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), aderiu à iniciativa global que visa conscientizar a população a respeito do problema afogamento e sua solução: a prevenção. Entre as ações planejadas para marcar a data, as cidades e entidades públicas e privadas estão sendo convidadas a iluminarem monumentos e edifícios de azul (em alusão ao movimento mundial Go Blue). Em 2024, foram iluminando 1.358 locais e monumentos emblemáticos, incluindo o Cristo Redentor.

Na cidade canela verde, a Câmara Municipal de Vila Velha, aderiu ao movimento global “Go Blue” contra afogamentos, a fachada do prédio, no centro de Vila Velha, recebeu iluminação azul. Estima-se que seis mil pessoas, todos os anos, são vítimas de afogamento no Brasil. Para conscientizar o mundo sobre a prevenção, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o movimento “Go Blue”, que reúne milhares de instituições no mundo todo em torno do assunto. A Câmara de Vila Velha aderiu ao movimento e, ao longo da semana, a fachada da sede do Legislativo canela-verde contará com iluminação azul, em alusão ao Dia Mundial da Prevenção do Afogamento, na próxima sexta-feira (25).

“Estamos falando de um movimento que une o mundo todo em uma tentativa de reduzir ou acabar com os afogamentos, que vitimam muitas pessoas todos os anos. Nos aliamos ao Cristo Redentor e ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, bem como e à Biblioteca Mario de Andrade, a Ponte Estaiada, oficialmente denominada Ponte Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo Ela se destaca por ser a única do mundo com duas pistas em curva ligadas a um único mastro. A ponte é um marco arquitetônico e um cartão postal da cidade, cruzando o Rio Pinheiros e ligando a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Marginal Pinheiros a cidade de São Paulo. É nossa contribuição para alertar sobre a prevenção”, comentou Maturano.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as crianças são as principais vítimas de afogamento. Dados do Ministério da Saúde apontam que a principal causa de mortes e sequelas na faixa etária de 0 a 14 anos são os acidentes não intencionais, como afogamentos. Isso se deve à displicência dos adultos que as deixam sozinhas (um momento de distração pode ser fatal), à curiosidade natural da idade, ao fato de não saberem nadar, de se apavorarem mais facilmente, entre outros fatores. Engana-se quem pensa que apenas em grandes volumes de água pode acontecer o afogamento. Há registros de mortes por afogamento em banheiras, poças e até mesmo em bacias. Os afogamentos, de acordo com os Bombeiros em especial os que envolvem crianças, geralmente acontecem de forma muito rápida, silenciosa e quando não há a supervisão de um adulto.

Categoria:

Deixe seu Comentário