Varejo capixaba avança e se sobressai entre os estados do Sudeste
Postado 24/07/2025 03H56

Por Charles Manga
O Resultado do varejo foi 6,5% maior na comparação com o mesmo mês de 2024, alcançando 107 pontos. O indicador do Espírito Santo também superou a média brasileira O comércio varejista do Espírito Santo voltou a se destacar no cenário nacional. Em maio, as vendas do setor cresceram 6,5% em relação ao mesmo mês de 2024, mantendo o estado na liderança entre os mercados do Sudeste e com desempenho superior à média nacional (2,1%). Além disso, o índice de volume de vendas chegou a 107 pontos, sendo o maior dos últimos 20 anos para o mês.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quanto ao acumulado de janeiro a maio, o índice de crescimento aponta que as vendas capixabas foram 4,8% mais altas que no mesmo período de 2024. Esse resultado supera a média do Sudeste (1,7%) e do Brasil (2,2%), ou seja, o Espírito Santo cresceu mais do que o dobro da média nacional e quase três vezes mais que a média regional.
Segundo o coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, o resultado confirma o vigor da atividade varejista no estado.
“A economia capixaba segue demonstrando um comportamento dinâmico e resiliente. O crescimento expressivo reflete o fortalecimento da demanda interna e o potencial de consumo das famílias, com perspectiva otimista de geração de emprego e renda”, avaliou.
Entre os destaques do mês está o segmento de tecidos, vestuário e calçados, com aumento de 28,9% nas vendas em relação a maio de 2024, impulsionadas pelas campanhas do Dia das Mães. Já o setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos avançou 16,6%, seguido por equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (15,5%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,1%). A expectativa é que maio tenha movimentado R$ 290,7 milhões, de acordo com relatório do Connect Fecomércio-ES a respeito da expectativa de vendas para o Dia das Mães, baseado em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O indicador do varejo ampliado, que inclui vendas de veículos, materiais de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, também apresentou comportamento positivo, com alta de 3,4% no acumulado de janeiro a maio, acima das médias nacional e regional. O destaque ficou com o segmento de material de construção, com crescimento de 25,8% em relação a maio de 2024.
“O desempenho reforça o papel estratégico do Espírito Santo como uma das economias mais aquecidas e promissoras do país. O setor varejista capixaba tem sido motor importante da geração de renda, emprego e arrecadação estadual, mesmo diante de desafios”, destacou Spalenza.
A expectativa para o segundo semestre é de manutenção do ritmo de crescimento, impulsionado por datas comerciais, pelo fortalecimento do turismo regional e por políticas de estímulo ao consumo. “O cenário é de estabilidade com viés de alta. Com planejamento e inovação, os empresários têm conseguido manter o setor em rota de expansão”, completou o coordenador.
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site portaldocomercio-es.com.br.
Sobre o Sistema Fecomércio-ES. A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presente em todos os municípios capixaba – seja de forma física ou on-line –, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
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