Estado inaugura ponte entre os bairros 23 de Maio e Ulisses Guimarães, em Vila Velha

Por Charles Manga
Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (1º), a Ponte Mercedes Maria Fernandes, que liga os bairros 23 de Maio e Ulisses Guimarães, em Vila Velha. Com 15,8 metros de extensão, a ligação em concreto e aço fica localizada sobre o Canal do Congo e faz parte dos investimentos em macrodrenagem que vêm sendo executados no município, com repasse de recursos do Governo do Estado por meio do Fundo Cidades-Adaptação às Mudanças Climáticas.
A macrodrenagem do Canal do Congo e a drenagem e pavimentação de vias beneficiam 13 bairros da Região 5, visando ao fim de alagamentos e favorecendo a fluidez do trânsito. A ponte faz parte do conjunto dessas obras e fica localizada entre as ruas Sete de Junho e Oiti.
"Estamos realizando um investimento histórico em macrodrenagem em todo o Estado, principalmente em Vila Velha, que desde a descoberta do Espírito Santo sofre com alagamentos. Agora vivemos um novo momento. Essa ponte faz parte desse grande projeto de macrodrenagem da cidade. O Canal do Congo está passando por uma revitalização e a Ponte Mercedes Maria Fernandes é fundamental para ligar essa região e acabar com os acidentes. Uma ponte que pode parecer pequena em tamanho, mas era um pedido antigo das comunidades e isso a torna ainda mais importante para que a utiliza”, afirmou o governador Renato Casagrande, ao lado do prefeito Arnaldinho Borgo.O acesso aos bairros Ulisses Guimarães e 23 de Maio era feito exclusivamente por outra ponte, na Rua Evaldo Braga. Com a construção da ligação inaugurada nesta terça-feira, o trânsito será alterado e as duas pontes integrarão um binário - sistema onde duas vias paralelas são transformadas em ruas de sentido único, operando em direções opostas. “É uma das soluções planejadas para ampliar a integração urbana entre os bairros e garantir mais segurança e mobilidade aos moradores da região”, acrescentou a secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso.
Ainda segundo ela, os recursos repassados ao Município, por meio do Fundo Cidades, para a execução de obras de macrodrenagem do Canal do Congo, bem como a drenagem e pavimentação de vias nos bairros da região 5 superam R$ 38 milhões. “É um investimento de grande importância para proporcionarmos a uma população estimada em 70 mil habitantes qualidade de vida e proteção aos seus bens patrimoniais”, completou Emanuela Pedroso.
No total, com recursos do Fundo Cidades, o Governo do Estado já autorizou repasses de aproximadamente R$ 103,64 milhões ao Fundo de Investimentos da Prefeitura de Vila Velha para obras já entregues à população e outras ainda em execução.
Fonte: Governo do Estado