​Mais de 2 mil pessoas em situação de rua foram atendidas em um ano

Por Charles Manga - Texto : Paulo Borges - Foto: Edie Halen

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha divulgou um balanço da política municipal de atendimento à população em situação de rua. O documento apresenta dados e ações executadas em 2024, incluindo números de abordagens sociais, encaminhamentos e atendimentos especializados.

De acordo com o levantamento, foram registradas 2.276 abordagens sociais, sendo que 2.201 pessoas passaram por atendimento técnico, com escuta qualificada e definição de estratégias de atendimento. Deste público, 1.276 pessoas em situação de rua aceitaram o encaminhamento para a rede de serviços.

O município opera com uma rede de equipamentos voltados a esse público, incluindo o Centro POP, unidades de acolhimento (Abrigo Samaritano e Abrigo João Calvino) e o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). No Centro POP foram 7.650 atendimentos. Todas as ações contam com o apoio de equipes multidisciplinares.

Além dos atendimentos diretos, a política também inclui o monitoramento de territórios, articulação com outras políticas públicas e o acompanhamento de processos de reinserção social e familiar. A apresentação institucional traz ainda mapas, fluxos de atendimento e a projeção de novas ações até o fim do ano. Segundo a secretaria de Assistência Social, Letícia Goldner, a estratégia busca integrar os atendimentos com políticas de médio e longo prazo, alinhadas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“O trabalho das equipes da Assistência Social é fundamental para as pessoas que necessitam dos serviços oferecidos pela prefeitura.  Atuamos em várias áreas nos nossos equipamentos públicos espalhados em todas as regiões do município. Os números apresentados são a prova e o volume do resultado que estamos sempre buscando, a qualidade no atendimento da população”, afirmou.

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