Vila Velha dá início à campanha Maio Amarelo com foco na preservação da vida
Postado 06/05/2025 11H23

Por Charles Manga - Texto: Rubia Medina - Fonte: Secom
Nesta segunda-feira (5), a cidade de Vila Velha marcou o início da campanha Maio Amarelo com o tema: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A cerimônia de abertura aconteceu em frente à sede da Prefeitura, no bairro Coqueiral de Itaparica, e reuniu autoridades como o prefeito Arnaldinho Borgo; o Deputado Estadual, Victor Linhalis; o secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes; a comandante da Guarda Municipal, Landa Marques; vereadores; agentes de várias instituições de Segurança Pública e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES).
“É inaceitável perder vidas no trânsito por imprudência ou falta de preparo. Muitas pessoas mudam de comportamento quando estão ao volante, aceleram para ganhar tempo em vez de saírem mais cedo de casa. Precisamos nos unir, sociedade e poder público, para criar e fortalecer políticas que salvem vidas. E isso começa com respeito às leis e consciência de que um veículo pode matar. Em Vila Velha, levamos educação para o trânsito às escolas, porque é com nossos futuros motoristas que construímos um trânsito mais seguro”, ressalta Arnaldinho Borgo.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, fala da importância a campanha Maio Amarelo. “Hoje damos início a uma campanha fundamental. O ano de 2024 foi marcado por números alarmantes de mortes no trânsito. Por isso, todas as instituições estão sendo chamadas para reavaliar suas estratégias de fiscalização. O objetivo é claro: reduzir esses acidentes e mortes, tanto nas rodovias estaduais quanto nas vias urbanas”, diz o secretário Rogério Gomes.
A comandante da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) frisou a importância da sociedade mudar o pensamento em relação aos acidentes. “É hora de mudar a mentalidade. Motoristas precisam redobrar a atenção quando estão no veículo e a sociedade precisa parar de tratar acidentes como algo normal. Cada tragédia no trânsito é evitável e não pode ser banalizada. A Guarda sempre atende ocorrência de acidente no trânsito e, posso garantir, a maioria dos acidentes tem uma imprudência que antecede aos fatos”, comenta Landa Marques.
O subsecretário de Engenharia para o Trânsito, da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, Marcos Rainha, destacou a relevância da atitude de cada motorista para um trânsito seguro. “Cada escolha no trânsito pode salvar vidas. Reduzir a velocidade e respeitar as leis e a sinalização horizontal e vertical das vias são atitudes simples, mas que fazem toda a diferença”, afirma.
A abertura do Maio Amarelo, que tem como objetivo principal conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da segurança no trânsito, contou com a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante o evento, foram realizados testes de bafômetro e demonstrações com o simulador de colisão, uma ferramenta que permite aos participantes vivenciar, de forma segura, os impactos de um acidente automobilístico.
Ações
As ações de conscientização junto à população acontecerão durante todo o mês. “Programamos várias ações. As equipes da GMVV realizarão palestras nas escolas municipais, empresas e na PMVV. Também serão realizadas blitze educativas em vários pontos do município e faremos blitze nos bares com a presença do mascote Taticão”, afirma a subinspetora de Educação para o Trânsito, Clarisse Senatore.
Além disso, em parceria com a Seguradora Multiplus, três veículos acidentados serão colocados em pontos estratégicos da cidade como: no Posto Treviso (subida da Terceira Ponte), na Praia da Costa; na Praça dos Ciclistas, em Itaparica; e na Avenida Carlos Lindenberg, na Glória. O intuito dessas ações é alertar os cidadãos sobre os riscos das imprudências no tráfego. Confira a programação:
Palestra sobre Trânsito para os Servidores da PMVV
Data: 06
Hora: 09 às 10h
Local: Auditório PMVV
Ação Educativa na frente da escola sobre a "Gentileza no trânsito"
Data: 06
Horários: 10 às 11h20 e 16 às 17h20,
Local: UMEI Juvacy Frechiani, em São Torquatro
Ação na Praça do Ciclista (Av. Estudante José Júlio de Souza)
Datas: 08, 15 e 28
Hora: 9 e 14h
Ações nos bares pela cidade
Data: 09 e 22
Hora: 19 às 24h
Palestras nas Escolas Municipais
Data: 12
Hora: 09h30
Local: UMEF Antônia Malbar, em Ilha das Flores
Data: 19
Hora: às 8h
Local: UMEF Professora Leopoldina Conceição de Mattos Silva, no Ibes
Data: 21
Hora: às 14h
Local: UMEF Professora Leopoldina Conceição de Mattos Silva, no Ibes
Data: 26 e 27
Hora: 09 e 14h
Local: UMEI Arnaldo Borgo, na Praia das Gaivotas
Palestras em empresas
Data: 07
Hora: 07h
Local: EDP Escelsa
Data: 29 e 30
Hora: 10h
Local: IMABA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais
Categoria: