FALTA DE FUNCIONÁRIOS E ATENDIMENTO MÉDICOS CAUSA COLAPSO NO PA DA GLÓRIA

O Pronto Atendimento da Glória, em Vila Velha, está causando revolta nos pacientes por falta de funcionários, sem atendimento. Neste sábado (26) nossa equipe de reportagem esteve no local e constatou a falta de funcionários para o atendimento médico. Segundo a denúncia de uma usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), as cadeiras de espera estavam lotadas e não havia funcionários suficientes nos setores.

“Estou desde as 8h da manhã com minha mãe de 79 anos na luta para passar pelo médico. Ela está com gripe, desde ontem sexta-feira e dor na garganta. Minha primeira tentativa foi aqui no PA da Glória, estive por volta das 8h40 e a unidade já todos estavam lotados, tudo demorado, um paciente em cima do outro, esperando serem chamados para passar pelo médico e não aparece um funcionário para atender. Pacientes com febre esperada mais de 5 horas só para ser atendido e eles não chamam”, referindo-se a ouvinte da rádio ATIVA ES.



Por fim, o atendimento da idosa ocorreu apenas às 11h45. Ainda assim, ela não foi liberada para deixar a unidade planejada para tomar o fresco, foram  solicitados alguns exames e agendaram o resultado para as 13h20. Porém, não me permitem que saía do Pronto Atendimento. “Alegaram que se eu sair, ela vai perder a vez e eu terei que passar pelo médico de novo. Como fico com uma idosa de 79 anos, com pressão alta, sem conseguir se alimentar, dentro desse caos com as pessoas largadas sem médico atendendo e nem enfermeiros se verem nos corredores?”, indagou uma usuária do SUS.

A empresa que administrava o PA da Glória, a ASSOCIAÇÃO FILÂNTROPICA NOVA ESPERANÇA, prejudicou o número de funcionários e isso está causando atraso no atendimento da unidade de saúde. Um paciente que já esteve no local a mais de 7 horas disse "fiquei nervoso com a demora "é devido a este atendimento, pacientes internados e jogados na sala de inalação sem o devido acompanhamento médico, funcionários me informaram que foram trocados, todo o setor médico, e de enfermagem do PA, isso está causando um colapso no atendimento." disse.


As segundas informações de pacientes que estavam na unidade neste sábado(26), é que na sala de medicamentos, havia apenas um técnico de enfermagem para atender uma demanda de mais de 1.000 pacientes no dia. Pessoas internadas nos corredores sentados em cadeiras e os pacientes não estão recebendo a devida visitação dos médicos de plantão. Segundo os relatos é de que não foram vistos técnicos de enfermagem e nem médicos fazendo visita aos internados nas salas. Dois funcionários que não queriam ser identificados por medo de represália, afirmaram a equipe de reportagem, que o número de funcionários, foi reduzido causando assim sobrecarga no plantão.  "Hoje alguns funcionários irão desistir de suas funções e deixar de trabalhar nesta empresa, até que a situação se resolva." disse.

Entramos em contato com a empresa responsável pela administração do PA, mas não obtivemos respostas.  Pacientes e funcionários reclamam do atendimento no (PA) da Glória, que está com problemas graves, como falta de atendimento médico, superlotação, longas esperas e até a mesma violência. 

Problemas relatados:

Falta de atendimento médico:

Em alguns casos, os pacientes relataram que apenas casos de urgência e emergência foram atendidos, deixando outros sem assistência. 

Superlotação e longas esperas:

A unidade com a nova administração da empresa terceirizada, costuma ficar mais lotada do que antes, com filas se estendendo pelos corredores e até fora da unidade. Alguns pacientes relatam espera de até 7 horas. 

Desconforto e insatisfação:

Pacientes relatando desconforto durante a espera, com alguns sendo obrigados a esperar deitados no chão por falta de espaço. 

Violência e conflitos:

Houve relatos de pacientes que se revoltaram com a demora e chegaram a ameaçar funcionários. 

Atraso sem pagamento de funcionários:

Em alguns casos, uma mudança na administração causou desanimo e os próprios funcionários da unidade relataram atrasos no pagamento, reduzindo o número de funcionários. 

Exemplos de relatos:

Um paciente ficou nervoso com a demora para ser atendido, ameaçou funcionários, ele relatou a reportagem, que sua mãe estava na sala de inalação aguardando uma visita médica por mais de 7 horas, e passou mau, o médico não apareceu no momento da reportagem.


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