Visitação às Ilhas Itatiaia e dos Pacotes é suspensa até outubro em Vila Velha

Suspensão das visitas às ilhas de Vila Velha visa proteger aves marinhas ameaçadas durante o período reprodutivo.

O acesso às Ilhas Itatiaia e dos Pacotes, em Vila Velha, está suspenso entre 15 de abril e 15 de outubro. A restrição temporária tem como objetivo proteger o período de reprodução de aves marinhas ameaçadas de extinção, como as andorinhas-do-mar e as pardelas-de-asa-larga.

A suspensão da visitação às segue as determinações da Resolução Consema nº 011/2005, que regula o acesso a áreas sensíveis do litoral durante o ciclo reprodutivo dessas espécies. Espécies protegidas e importância das ilhas de Vila Velha As andorinhas-do-mar-de-bico-amarelo e de-bico-vermelho utilizam o litoral entre e Santa Catarina como área de reprodução. Já as pardelas-de-asa-larga têm hábitos mais restritos, utilizando quase exclusivamente as Ilhas Itatiaia, em Vila Velha, e algumas ilhotas em Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Concentração de pássaros, o que torna o isolamento dessas áreas essencial para a preservação da biodiversidade. Ilha Pituã permanece aberta para visitação A Ilha Pituã, também em Vila Velha, permanece aberta à visitação durante todo o ano. O acesso é feito por barqueiros credenciados, capacitados para garantir a segurança dos visitantes e a preservação ambiental. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel Borgo, as ilhas do município são classicadas como Zona de Especial Interesse Ambiental (ZEIA) pelo Plano Diretor Urbano.


As diretrizes estabelecidas durante o período de nidicação das aves são determinações regidas pela Resolução Consema, e o descumprimento está sujeito às sanções previstas em lei, disse. Outras ilhas com restrição de acesso Além das Ilhas Itatiaia e dos Pacotes, outras localidades do Espírito Santo também fazem parte da rota reprodutiva de aves marinhas, como: Ilha Escalvada, em Guarapari Ilha Branca, em Marataízes.


Categoria:

Deixe seu Comentário