Podemos lança pré-candidatura da cantora gospel faltando quase dois anos para eleição
Por Lucas Charles Manga
Fonte: Assessoria de Comunicação Podemos
O Espírito Santo já tem uma pré-candidata a deputada federal para 2026: a cantora gospel Lauriete Rodrigues, que ocupou uma cadeira no Congresso Nacional em dois mandatos. O partido Podemos anunciou a pré-candidatura nessa terça-feira (14), pelas redes sociais, informando também que a ex-deputada é a nova vice-presidente estadual da sigla. “Muito feliz com sua chegada. É de suma importância a participação feminina na política. Sua pré-candidatura é um passo importante para levarmos ao Congresso Nacional representantes comprometidos com as demandas da população capixaba”, escreveu na postagem o deputado federal Gilson Daniel, presidente do Podemos no Estado.
De Vila Velha, Lauriete é membro da denominação protestante Assembleia de Deus, tendo ganhado notoriedade em sua carreira como cantora gospel a partir dos anos 1990. A popularidade no meio cristão a transportou em sua primeira candidatura como deputada federal, em 2010, eleita com quase 70 mil votos. Logo após assumir o mandato, Lauriete se separou do marido Reginaldo Almeida, e iniciou um relacionamento com o senador Magno Malta (PL), também recém-divorciado na ocasião. Os dois formaram, assim, um casal de políticos que também mantinha carreira na música gospel.
Depois de abrir mão da reeleição em 2014, Lauriete retornou à Câmara Federal em 2019, mesmo ano em que veio a público a sua tumultuada separação de Magno Malta, que havia perdido a reeleição para o Senado. Em 2022 ela pediu para se desfiliar do (PL) dizendo-se boicotada e perseguida pelo ex- marido, lider do PL no estado. De volta ao Partido Social Cristão (PSC), recebeu 25,5 mil votos em 2022 e não conseguiu se eleger, a sigla não conquistou cadeiras no legislativo federal. Lauriete permaneceu filiada ao PSC, que depois foi absorvido pelo Podemos. Atualmente, além de Gilson Daniel, o Podemos capixaba também conta com Victor Linhalis como representante na Câmara Federal, ambos no primeiro mandato. Nas eleições municipais do ano passado, a sigla subiu de nove para 11 o seu número de prefeitos. O Podemos, a nível estadual, faz parte da base do governador Renato Casagrande (PSB). Lauriete também iniciou uma aproximação com o governador Renato Casagrande após o seu divórcio com Magno Malta, opositor de Casagrande.