Vila Velha tem sala de vacinação exclusiva para portadores de HIV e hepatites
Por Charles Manga
Texto : Marcia Almeida
Fonte : SEMA PMVV
Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas que convivem com o HIV.
Em Vila Velha, portadores de HIV e hepatites têm a garantia de amplo acesso ao calendário de vacinação, em uma sala exclusiva para imunização, no Centro de Referência IST/AIDS/Hepatites virais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha, no bairro Olaria.
Muitas oportunidades de atualização do calendário vacinal desses usuários são perdidas por motivos diversos, como o estigma ou discriminação pelo fato de viverem com HIV e a necessidade de revelação diagnóstica no momento da vacinação, além da dificuldade de acesso aos estabelecimentos de saúde e aos centros de referência para administração dos imunobiológicos especiais. E o objetivo da sala de vacina exclusiva é minimizar essas dificuldades.
Luísa Vigna, enfermeira RT da sala de vacina, destaca que as pessoas que vivem com o HIV têm maior chance de adquirir infecções oportunistas que são imunopreveníveis. “Com o aumento da oferta e melhores medicamentos para tratamento, essas pessoas passaram a ter uma melhor qualidade de vida, maior engajamento em atividades de trabalho e lazer, incluindo viagens, o que as coloca em maior risco de exposição a vários agentes infecciosos”.
A enfermeira destaca que desde a abertura da sala de vacinação exclusiva para portadores de HIV e hepatites, em 2019, já foram administradas mais de 29 mil doses de imunobiológico nos pacientes em acompanhamento no serviço e também em outros serviços particulares, além dos profissionais de saúde.
A sala de vacinação no Centro de Referência segue calendário para os pacientes referenciados no serviço, que são encaminhados para imunização após avaliação médica.