Iema combate caça ilegal na Reserva Biológica de Duas Bocas
Governo do Estado - Assessoria
Durante uma vistoria de rotina na tarde dessa quinta-feira (24), os guardas ambientais do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) detectaram indícios de caça ilegal na Reserva Biológica (Rebio) de Duas Bocas, em Cariacica. Em resposta, o Iema acionou a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e registrou a ocorrência, além de solicitar o apoio da Polícia Militar Ambiental.
Na operação, os agentes do Iema encontraram um suspeito em atividade de caça, que foi conduzido ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cariacica. Em uma segunda diligência, mais quatro indivíduos foram encontrados; três deles foram levados à delegacia, enquanto um conseguiu fugir. Durante as abordagens, foram apreendidas armas e munições, além de materiais de caça e uma paca já morta.
O diretor-presidente do Iema, Mário Louzada, lembra o motivo pelo qual ações como essa reforçam a importância do monitoramento constante para a preservação da biodiversidade. “Estamos empenhados em garantir que atividades ilegais como essa sejam prontamente combatidas para proteger esse ecossistema tão rico”, afirma.
Ele ressalta ainda que a ação reforça o compromisso do Iema e da Polícia Militar Ambiental em proteger a fauna e flora do Espírito Santo, promovendo a fiscalização e a aplicação das leis ambientais na região.