Vila Velha vai virar capital do Espírito Santo nesta quinta-feira
Postado 22/05/2024 11H20
Por Charles Manga
A tradição acontece em comemoração aos 489 anos de Colonização do Solo Espírito-Santense. Uma pira será acesa em frente à Igreja do Rosário com fogo simbólico
O título de Capital do Espírito Santo será transferido simbolicamente para Vila Velha, o município mais antigo do Estado, na próxima quinta-feira (23). Esta é uma tradição que acontece em comemoração aos 489 anos de Colonização do Solo Espírito-Santense.
A cerimônia para acender o fogo simbólico será realizada na escadaria do Palácio Anchieta, em Vitória, a partir das 15h. Segundo a Prefeitura de Vila Velha, o fogo vai percorrer ruas e avenidas até a Prainha.
O fogo simboliza a passagem da Capital do Espírito Santo de Vitória para Vila Velha e será carregado em uma tocha por atletas e por agentes das forças de segurança.
A tocha será transportada por meio de revezamento de corredores da Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo (Eames), do 38º Batalhão do Exército, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, das Guardas da Grande Vitória, da Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Federal.
Qual será o percurso da tocha?
Segundo a Prefeitura de Vila Velha, a tocha percorrerá 12 quilômetros, passando por ruas e avenidas do Centro de Vitória, seguindo pela Segunda Ponte, Avenida Carlos Lindenberg, Avenida Jerônimo Monteiro e Avenida Champagnat.
Em seguida, ela vai para a Rua Antônio Ataíde, Avenida Antônio Ferreira de Queiroz e Avenida Luciano das Neves. Ela deve chegar a partir das 17h, na Praça Almirante Tamandaré, em frente à Igreja do Rosário.
As ruas e avenidas serão parcialmente interditadas por cerca de duas horas antes da chegada da comitiva. Depois que os condutores passarem, essas vias serão liberadas.
O prefeito Arnaldinho Borgo e governador Renato Casagrande usarão o fogo da tocha para acender uma pira em frente à Igreja do Rosário.
Durante o acendimento, haverá a presença da banda do 38º BI e do grupo dos Desbravadores de Vila Velha. Eles farão a vigília da pira durante toda a noite, até o início do desfile cívico-militar, a partir das 8h, na quinta-feira (23).
Categoria: