PL Cariacica lança nome sem expressão política
Postado 08/04/2024 17H29
PL de Cariacica, lança Ivan Bastos, nome sem expressão política, para concorrer a prefeitura.
Candidato do(PL), coloca em dúvida a autenticidade, seriedade e ética do partido.
Por Charles Manga
Para disputar as eleições a prefeitura em Cariacica, e concorrer contra o atual prefeito Euclério Sampaio, o partido precisará ter nome de candidato a altura de Euclério Sampaio. O Partido Liberal (PL), tem desafiado outros partidos no Estado, a exemplo disto o PRTB - ES. Nossa redação foi procurada e recebemos diversas reclamações dos pré-candidatos da sigla no ES e do próprio PL. Victor Lourenço, ex-funcionário do PRTB - SP, esteve presente em uma reunião do Partido, e questionou algumas afirmações do presidente municipal do PL. Victor disse, não ter gostado do que ouviu do presidente do PL Carlos Salvador, que junto com a comitiva municipal do partido (PL), estiveram presentes em uma reunião do PRTB, organizada pelo empresário Du Kavasaki, que colocou o seu nome a disposição do partido como pré- candidato a prefeito de Vitória ES.
A comitiva do PL, levou um tom de intimidação aos pré-candidatos da sigla. O presidente do PL municipal em Vila Velha, disse que o PRTB deve se juntar ao PL. A princípio seria uma questão de coligação ou junção por se tratarem de partidos de direita, Victor e outros pré-candidatos da sigla, afirmaram que Salvador em sua fala deixou claro que o PL comandaria o partido no estado, fala que não agradou aos integrantes do partido que estavam presentes, e que esta ordem já estaria conversado, com o comando lá de cima, referindo-se a alguém da presidência do PRTB. Em sua fala, Salvador afirmou que terá a oportunidade de reformular a chapa do partido (PRTB) e o PL montaria a chapa com os seus próprios candidatos.
As informações da reunião foram direcionadas a vice- presidente da comitiva Nacional em SP, que receberam a notícia com desagrado. A comitiva nacional da sigla, que já entrou com um processo no STF e aguarda respostas do Ministro Alexandre de Moraes, contra o Presidente nacional da Sigla Léo Avalanche ou Léo Goiano, que já responde a outros processos criminais, dependendo da resposta do Ministro Alexandre de Moraes, ele deve deixar o cargo na sigla em breve. Segundo informações da comitiva nacional do PRTB, O presidente Estadual, Antônio Bungenstab De Lima, deve prestar esclarecimentos a comitiva nacional em breve e poderá deixar o partido de fora das eleições de 2024. o que já aconteceu em 2020 onde a sigla no Estado teve 17 candidatos impugnados, devido ao erro da montagem da chapa.
Segundo alguns ex-candidatos do partido nos bastidores, o PL tem desagradado a muitos integrantes e pré-candidatos do próprio partido. Candidatos que se filiaram ao partido para concorrem em 2022, fizeram relatos de que não receberam ajuda partidária, verificamos junto ao TRE, alguns candidatos que supostamente receberam até 80.000 de ajuda de fundo do partido de acordo com as prestações de contas registradas no órgão responsável. O fato é, que em Cariacica o PL-ES, parece estar deixando a ética partidária de lado, ao indicar o pré-candidato Ivan Bastos a prefeitura. Com um currículo com muitos problemas na justiça e na política no Município, Ivan Pereira Bastos de 60 anos, já foi candidato a vereador no município com um resultado de pouca expressividade nas urnas. Em 2020 foi candidato a prefeitura de Cariacica pelo MDB, inclusive foi presidente do PTC -ES.
O PL-ES aceitou em Cariacica, três candidatos que eram do Partido dos trabalhadores (PT), estão compondo a chapa de pré-candidatos a vereadores no Município. Isto teria acontecido em outros partidos, A pergunta é: Porque o PL-ES, está aceitando candidatos que vão contra os princípios e a ética do Partido? Cariacica, hoje tem um dos melhores prefeito do estado Euclério Sampaio. Pesquisas apontam que, Euclério está fazendo uma das mais importantes e melhores administrações que a cidade já teve. Ivan Bastos não é um nome a altura que possa preocupar o atual prefeito segundo a assessoria da prefeitura.
O PL-ES demostra em alguns municípios que tem deixado de lado, a ética partidária com interesse no futuro. Resta saber qual o interesse do PL, apostar em um candidato com baixa expressão política, que já pertenceu a partido de esquerda e possui um curriculum com mais de dez processos na Justiça. Nas eleições de 2022, Ivan Bastos foi preso em Cariacica, conforme mostra o site do R 7 ES e do Blog Elimar Côrtes, fazendo boca de urna, em Cariacica nas eleições.
O pastor Ivan Bastos pegou dois anos e seis meses de detenção, revertida a pagamento de quatro cestas básicas, durante o total da pena cominada e prestação de serviços. A Justiça conclui que ele “foi imprudente” e estava em “alta velocidade” quando capotou com um carro alugado, na Rodovia que liga Pinheiros a Montanha, e matou o carona Luiz Marcelo de Souza Vieira, em 15 de setembro de 2002. Somente no final de 2023 o processo foi arquivado em definitivo, depois que a defesa do réu recorreu e perdeu em todas as instâncias, inclusive no STF.
Ivan Bastos se filou ao PL, a menos de um mês e é pré-candidato a prefeitura. A equipe de redação do Jornal on-line Ativa, entrou em contato com o presidente municipal de Cariacica, Adriano Pires Duarte, ele não atendeu as ligações.
Categoria: