Investigações param por arsenal encontrado com pré-candidato do PL à Prefeitura de Vila Velha
Postado 16/03/2024 23H23
Lentidão do Ministério Público nas investigações do caso Indiano
Por Carlos Lima - Jornalista Investigativo (Jornal de Hoje)
Thiago Oliveira do Nascimento começou a ser investigado a partir de denúncia por extorsão a um empresário indiano.
O empresário Thiago Oliveira do Nascimento, apoiador de Jair Bolsonaro e apontado como pré-candidato a prefeito de Vila Velha pelo Partido Liberal (PL), a mesma legenda do ex-presidente Bolsonaro, permanece detido. Ele foi preso no último dia 26 de Fevereiro de 2024, em operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que encontrou um forte arsenal em seu poder, armas pesadas, motivo pelo qual a juíza prorrogou sua prisão temporária.
Thiago foi preso em um hotel localizado na Praia do Canto, durante a Operação Criptovet, por suspeita de fraude em transações de criptomoedas. Na segunda-feira (29), por meio de nota, o MPES explicou que "as buscas resultaram na apreenssão de valores em espécie e armas de fogo, sem a apresentação dos devidos registros legais". Acrescenta que é "procedimento sigiloso de investigação para apuração de crimes de extorsão, lavagem de dinheiro, com utilização de criptomoedas".
Thiago Oliveira do Nascimento, que também é veterinário, foi candidato a deputado estadual pelo partido Rede, em 2022, na chapa do então candidato ao governo Audifax Barcelos. Filiado ao PL desde outubro de 2023, Thiago faz parte de várias postagens em redes sociais como pré-candidato a prefeito, alguns com foto do presidente do partido em Vila Velha, Carlos Salvador, ligado ao senador Magno Malta, presidente estadual da legenda.
As investigações começaram em outubro de 2023, a partir de uma denúncia por extorsão a um empresário indiano, que se relacionava com uma brasileira, que voltou a residir em Vila Velha e se envolveu com Thiago. De posse de fotos comprometedoras, Thiago teria chantageado o indiano.
O Arsenal Encontrado com Thiago
O Gaeco encontrou em poder de Thiago uma pistola Taurus calibre ponto 380 com dois carregadores, dois coletes à prova de balas, três celulares, um notebook e um IPad, uma carteira digital para movimentação de criptoativos, 76 munições ponta oca intactas, 16 munições ogival intactas calibre ponto 380 acondicionadas em uma maleta própria para munições, valores em dinheiro, um distintivo CAC do Exército, cartões de crédito.
E ainda uma pistola Beretta calibre 6,35, com um carregador e munições de vários calibres, um rifle CBC 817 Bolt Action calibre .17, com luneta e dois carregadores, um rifle calibre .5.5/.22, sete silenciadores diversos, uma algema, um apoiador para rifle, uma mira a laser e outros objetos, como miras para atirador, lunetas, relógios e documentos. Em nota o Ministério Publico informe que acompanha as investigações em sigilo de Justiça.
Categoria: