O reconhecimento do trabalho das mulheres no cooperativismo capixaba foi o tema na Comissão de Cooperativismo da Ales

Nesta Terça-Feira, o deputado Allan Ferreira (Podemos), que é presidente da Comissão de Cooperativismo da Ales, recebeu a analista de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB/ES, Bianca Aparecida da Silva Rocha para falar sobre a participação feminina no cooperativismo, na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Um dos assuntos na pauta da reunião foram os programas da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES) voltados para a promoção e ampliação das mulheres no cooperativismo capixaba e seus resultados.

Segundo a assessoria da OCB/ES, o cooperativismo no estado já conta com oito núcleos femininos, beneficiando 231 mulheres de 22 municípios capixabas. Integram os grupos desde cooperadas e colaboradoras a esposas e filhas de cooperados. Somente em 2023 os núcleos realizaram mais de 45 ações.

Autor da lei que criou o Dia da Mulher Cooperativista, o deputado avaliou ser importante reconhecer a contribuição e estimular a adesão delas aos cargos de direção, mesmo com dificuldades extras, como uma jornada de trabalho ampla que envolva os cuidados da família.

É uma honra presidir essa reunião única em uma semana especial. As mulheres se reinventam e viram protagonistas em suas vidas pessoais e profissionais em um jogo ainda desigual. Mesmo com as dificuldades, são corajosas, lutam por igualdade e transformam problemas em soluções. São verdadeiras heroínas, por se reinventarem e persistirem por um futuro melhor. Parabenizo a todas as mulheres que fazem a diferença não só no cooperativismo, mas em nossas vidas”, enfatizou o deputado Allan Ferreira.

Entre os convidados, participaram também, representantes de núcleos femininos formados pela entidade em vários municípios e membros da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes), entre outras entidades.

Categoria:

Deixe seu Comentário